quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Rio de Janeiro e Hoegaarden

Ah o Rio de Janeiro! Queria ter postado de lá, mas a praia estava um tanto interessante demais pra eu ter coragem de acessar a internet! haha Viagem muito divertida tanto pela parte do álcool como pela ótima companhia da namorada que cada vez mais é forçada a beber cerveja haha. Pra mim, quase nada ainda supera aquela cerveja gelada depois de um mar. A combinação sal do água com a cerveja gelada e o sol é praticamente perfeita haha aí nessa brincadeira bebi umas Itaipavas e umas Antarticas. Nem lembro se percebi alguma diferença quanto ao gosto com as daqui. Eu queria ter tomado a Brahma, mas essa nunca estava gelada. Sei que se fala muito das diferenças entre as cervejas por causa da água e tudo mais, mas lendo mais eu percebi que essa diferença não vai por aí, já que a é mantido um padrão da água utilizada, sendo da mesma fonte ou corrigida pelo uso de química e outras coisas. Mas ainda vale provar tudo e continuar essa discussão haha

Bom, eu pude ver pouco do Rio, pelo tempo, por ter andando pouco lá e porque a praia estava ótima haha. O que eu realmente pude ver é que em quase toda esquina tem um bar da Devassa haha tá, sem tanto exagero, mas eu realmente vi vários, mas não fui a nenhum conferir. Existem vários botecos pés-sujo ao longo de copacabana (aonde eu fiquei) e uns mais arrumados, aonde fomos e tomamos a Hoegaarden que eu vou colocar a degustação aí embaixo, mas o preço não difere muito de Brasília não, sendo inclusive até bem mais barato em alguns itens. No Pão de Açúcar que eu fui não encontrei taanta variedade assim, mas tinham mais variações da Baden Baden, algumas Leffes, Hoegaarden, Petras e outras. Com certeza tem uma diferença tanto pela distribuição das Importadoras, como a Ambev que, por exemplo, leva a Hoegaarden para o Sul e Sudeste e não para Brasília - por isso aqui é tão cara e tão difícil de achar, e da proximidade das Cervejarias como a Baden Baden e da Petras (que também faz a Itaipava). No mais o que realmente me impressionou foi o preço da Hoegaarden, que eu comprei o balde em um bar com 5 por 23 reais, saindo cada uma a R$ 4,60! e no supermercado ela saia por R$ 4,25! Eu comprei a mesma cerveja aqui por R$ 12,00 eu acho. Que beleza ein haha Não pude ir a um pub que me disseram que é muito fera e que tem cervejas mil. Na próxima vez eu confiro.

Degustação do dia

Já tinha comprado ela antes, mas não tinha bebido ainda. Com a promoção irada que eu achei no Rio, no Bar Boteco de Garrafa - que fica na Bolívar com a Aires de Saldanha em Copacabana, acabei tomando lá e degustando junto com a Fê. Inclusive, degustei várias haha

Hoegaarden

Dados técnicos:
Nome: Hoegaarden White
Cervejaria: Brouwerij Hoegaarden (da Ambev)
País: Bélgica
Estilo: Witbier
Álcool: 4,0%
Copo: Tumbler (mais especificamente o copo próprio dela, bem diferente do resto)
Temperatura ideal: 5-7º C



Eu já tenho uma dessa na minha coleção, mas estava querendo comprar o copo para enfim degustar. Acabei encontrando ela no rio e preferi degustar lá mesmo. Gostaria de ter bebido de dia para aproveitar mais a refrescância dela. Primeiro de tudo, é uma witbier, cerveja de trigo, mas com um toque bem cítrico, vindo das cascas de laranjas adicionadas na sua fabricação, que é bem particular, tendo uma refermentação na garrafa e ela não é pasteurizada. Também tem adição de sementes de coentro, que eu não senti degustando haha. Não tem quase nada de amargo, é bem refrescante e tem um pouco de doce no seu sabor. O final é um pouco amargo, mas, pra mim, não um amargo normal de lúpulo e sim um amargor cítrico! A drinkability do momento foi média, que foi numa noite meio chuvosa. Acho que num dia de sol ela seria mais bem vinda. A cor da cerveja é bem característica, com uma turbidez notável, parecendo inclusive um pouco "suja". Fica como um amarelo meio "esverdeado", lembrando um pouco com suco de laranja lima haha A carbonatação da cerveja é fraca, com a espuma pouco duradoura. O aroma é bem cítrico, mas fraco ao todo. A raspa de laranja é bem presente, com um toque adocidado.
Link do Brejas para comparação:

Eu fiquei sabendo de outro lugar irado para cervejas na 410 norte, um rock bar que o Stifa me falou, mas eu esqueci o nome. O bar é o Fuzzaca Rock Bar, na 410 norte mesmo. Mais um bar pra se conferir, que droga. haha

Boa Cerveja.

2 comentários:

  1. Onde vc achou Hoegaarden a esse preço aqui no Rio? acho difícil de achar essa cerveja aqui

    ResponderExcluir
  2. Eu estou na busca dessa cerveja também. Gosto muito do estilo Witbier. Outra cerveja desse estilo é a Blue Moon, quando a vendem na pressão é excelente!

    ResponderExcluir