quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Degustação, Onde Comprar e Beber e Vídeo Irado!

Hoje temos uma porção de assuntos a tratar.

Primeiramente, fui na segunda-feira, finalmente, no Empório SS, na 212 norte. O número de rótulos é bem considerável, acho que um dos maiores que eu vi até agora, tinha até a Lúcifer, que eu nunca vi vendendo antes. O preço não é dos mais baratos (que eu acho inclusive que é do mesmo dono do Mr.Beer), comparando com algumas que a gente pode comprar no supermercado. As Belgas ficam na faixa dos 20 até uns 35 reais, na garrafa pequena, mas tem as grandes que são bem mais caras. Já com as brasileiras dá pra se divertir melhor, já que pode-se encontrar Bamberg e Colorado a R$ 9,00, mas ainda valendo mais a pena ir ao supermercado para essas. Gostei também da variedade de copos, que eu inclusive ousei e comprei um lindo Trappista pra mim, e de kits que vc pode montar para dar de presente. Também tem várias mesas e 3 frezzers para consumo na loja com vários rótulos brasileiros e gringos. Fiquei sabendo que ocasionalmente tem Chopp, mas que hoje em dia está em falta, mas eu já me cadastrei na loja para descobrir promoções e quando tiver de novo Chopp eu aviso para todos. Ao todo, eu gostei da loja, mais pela carta de cervejas que pelo preço (que é um pouco mais caro que o resto), mas acredito que num dia de Chopp artesanal ou de promoções pode ser bem interessante, e também lá vende o supertrunfo da cerveja! Na próxima vez eu compro.

Degustação

A degustação de hoje fica por conta da Colorado Caium. Aproveitei que ela já ia vencer e bebi logo. Bebi num copo de Pilsen (um da Stella Artois que minha namorada me deu) e procurei não comer nada para não alterar o paladar da degustação, como é recomendado. Lembrando que existe toda uma ciência da harmonização com a cerveja, mas para se degustar e analisar, aquilo mais fresco e chato, não é bom comer nada, principalmente salgado, e para se limpar a boca entre uma e outra é bom ter um cream cracker. E como prometido, agora vou tentar colocar fotos minhas.

Colorado Caium
Dados Técnicos:
Nome: Colorado Caium
Cervejaria: Cervejaria Colorado
Estilo: Premium American Lager
País: Brasil
Álcool: 4,5%
Copo: Pilsner
Temperatura Ideal: 0-4 ºC

Bom, como uma Pilsen, já da pra ver que a temperatura não precisa ser exótica, e pode ir no mais gelado, até porque não se esperam muitos aromas e volatilidades em uma Pilsen, e é  exatamente o que acontece.
A cor é um amarelo não tão translúcido assim, levemente turvo e a espuma eu achei pouco duradoura, mas de uma cor branca bonita. O aroma, como eu tinha falado, quase não existe e não tem nada marcante, apenas alguma coisa, bem longe, que eu não consegui identificar direito. A carbonatação, ou 'arrotação' como a Fê descreve, é média. Dá pra sentir na boca o gás carbônico, ver as bolinhas de gás subindo no copo e você arrota de leve depois de tomar hahaha. Como é dito no Larousse, tem que imaginar que zero carbonatação é como um copo de água e a alta carbonatação seria como um "crocante", indo já pela água com gás, claro. O sabor é um pouco mais elaborado que uma Pilsen comum. Com um leve tom adocicado, que dá pra perceber bem no final do retrogosto. A drinkability é média-boa, sendo ela uma cerveja fácil de beber. Só não vi nenhuma lembrança de mandioca, que é o ingrediente exótico dessa Colorado (o nome Caium vem de uma bebida índigena feita com mandioca).
Link Brejas:

O último tópico é de um documentário que eu vi no Brejas, que um cara fez de TCC sobre cerveja artesanal no Brasil. É irado! São dois vídeos, totalizando 30 min, mas que ao final vale a pena. Dá uma vontade muito grande de fazer cerveja em casa, quem se alguém pilhar, de verdade mesmo, poste aqui que eu estou pensando sério em brincar haha. O vídeo fala sobre as microcervejarias brasileiras, tem entrevistas com os donos da Colorado e da Bamberg e com cervejeiros caseiros. Aconselho muito para quem gosta de cerveja.
Parte 1:
Parte 2:

Hoje o palpite fica com a belga Lúcifer. Já tinha lido algo sobre ela, e dizem que é bem exótica. Na próxima compra espero adquirir a Orval e a Lúcifer. Vamos ver se consigo.

Boa cerveja pra todos os feras que cada vez mais tem acessado aqui o blog e me deixado mais feliz! Valeu amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário