segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Onde comprar, Degustação, Apps, Beer Cards Brasil e Palpite!

E não é que em Ilha Grande também tem cerveja?
Semana passada estive na feia Ilha Grande, litoral sul do Rio de Janeiro. Uma viagem muito ruim do meu querido curso de Biologia. Claro que não podia deixar passar nada que envolvesse cerveja, mesmo que custasse quase o olho da cara como naquele lugar. Como é uma ilha, tudo que chega nela é um pouco mais caro. Assim cheguei a pagar 7 reais uma garrafa de Brahma. Caro né? E só vi um lugar vendendo #cervejadeverdade. Era um bar vendendo Paulaner, mas nem me atrevi a ver o preço. Tudo estava muito caro até eu encontrar a distribuidora da Ilha, o Armazém Beer! Preços bem "mais em conta", inclusive com Stella Artois por R$ 3,50. Mas o que mais me deixou feliz foi que encontrei vários copos a venda! E, claro, não aguentei e comprei mais 3 para a coleção. Comprei uma taça Royal Ale da Bohemia, uma Caldereta da Brahma e o copo do Chopp Brahma Black. Os 3 saíram por R$ 30,00! Além dos copos ainda são vendidos baldes de cerveja, camisas, porta copos e vários outros itens. Muito legal.

Degustação:

Chegando em Brasília, vi que precisava voltar a degustar as minhas cervejas, já que algumas já estão quase na validade. A degustação de hoje fica com a Weltenburger Kloster Barock Dunkel, maior nome de cerveja que eu já vi na vida! haha

Nome: Weltenburger Kloster Barock Dunkel
Cervejaria: Klosterbrauerei Weltenburger
Estilo: Munich Dunkel
País: Alemanha
Álcool: 4,7%
Copo: Taça
Temperatura ideal: 5-7 ºC

Pra começar o creme, que teve uma cor branco-amarelada bem bonita, logo foi embora e deixou só uma fica camada por cima da cerveja. A cor é um caramelo bem escuro indo para o avermelhado, parecido com Mate (segundo a Fê). O aroma é bem caramelado doce, com um pouco de torrado/queimado. Não senti muito floral nem muito café como é dito no Brejas. O sabor é de malte torrado/queimado, mas um pouco mais doce e caramelado. Não senti quase nada de amargor. O retrogosto não é muito persistente, mas o que ficou foi um gosto bem característico de café. porém um pouco adoçado. O final também é pouco carbonatado, inclusive mais que o corpo. No mais é uma cerveja boa, menos doce do que eu imaginava, mas nada muito sensacional. Me lembrou uma Bohemia Escura, porém mais caramelada. Comprei no Pão de Açúcar por 7 reais.
http://www.brejas.com.br/cervejas/alemanha/Weltenburger-Kloster-Barock-Dunkel/

Vasculhando aplicativos na AppStore, encontrei mais um bem divertido, que também é disponível para Android. É o BeerCloud.
O app é bem simples e serve para encontrar cervejas. Existe a ferramenta de busca pelo nome da cerveja, pela cervejaria ou pelo código de barras! (que não funcionou direito comigo até agora) Encontrada a cerveja, o app dá informações sobre ela, sobre a história, com o que harmonizar e onde encontrar. Mas o mais interessante para mim do App foi que dá pra você escolher a cerveja fazendo a harmonização (função Somemelier). Você escolhe o prato que vai comer, escolhe o tipo de cerveja que harmoniza com ele e ele dá as várias opções de cerveja. Bem legal mesmo.

Outra novidade boa é que saiu a lista das cervejas brasileiras que farão parte do Beer Cards Brasil! Já adianto que não saiu 'nenhuma' das megacervejarias, e a mais comum é a Devassa Ruiva. Entre os micro brasileiras estão a Eisenbahn, a Colorado, a Coruja, a Walls, a Dadobier, Falke, Backer, Therezópolis, e várias outras. Segue o link do Brejas para a matéria completa.
http://www.brejas.com.br/blog/22-09-2011/cervejas-brasileiras-beercards-brasil-series-10614/

O palpite de hoje fica com ainda não lançada DadoBier Double Chocolate Stout feita com chocolate 70% cacau da Kopenhagem. A cerveja tinha sido barrada no Ministério da Agricultura por conter leite em pó. Porém a Kopenhagem fez um chocolate sem leite e a cerveja foi liberada para comercialização. Eu já bebi a Young's double chocolate stout e não me agradou tanto, mas uma brasileira, que dizem ser melhor que inglesa, deve ser válida de ser degustada. Resta esperar e provar a cerveja.

Boa cerveja!

Um comentário:

  1. Porran! Que achado esses copos todos por 30 reais! Que isso!

    No mais, to curioso na cerveja da DadoBier... cerveja e chocolate forte combinam que é uma beleza!

    Abraços!

    ResponderExcluir