segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Degustação no Empório SS!

Como tinha postado aqui anteriormente, o Empório SS tinha feito uma promoção relâmpago com kits com 6 cervejas. Como minha tarde de sábado estava relativamente atoa, resolvi ir lá e conferir as promoções. Eis que minha ida se transformou em uma tarde irada de degustação com o Felipe Boni (@Felipeboniadvdf) e Juliana Medeiros (@julianamscastro), por conta do Empório SS! Aí sim! Estou muito feliz, orgulhoso e até um pouco assustado com as proporções que o blog está tomando. Vamos nessa que hoje temos três degustações muito boas pela frente!

Degustações:

Nome: Chimay Rouge
Cervejaria: Chimay
Estilo: Belgian Dubbel
País: Bélgica
Álcool: 7%
Copo: Cálice trapista
Temperatura ideal: 8-12 ºC

Para a minha maior felicidade, assim que botei os pés na loja encontrei com o Felipe e com a Juliana que já me convidaram para tomar/degustar uma cerveja com eles. Que encontro bom esse viu! haha Para começarmos ele já pegou uma Chimay Rouge linda! Meus olhos até brilharam um pouco. Para começar ela vem com uma rolha irada (que eu não guardei e ela acabou indo para o lixo! Droga!). A sua cor é um vermelho meio pálido, lembrando um âmbar mais fraco, bem bonita mas não tão intensa como a Baltika 4, por exemplo. Tenho que aprender melhor tonalidades de vermelho que meu repertório tá bem fraquinho. A espuma é bem volumosa no início, mas que não demorou para sumir. A carbonatação é média. O aroma me lembrou um torrado meio doce, mas que eu não consegui identificar qual (olhando no Brejas, pude ver que a galera sente bem cerejas e amêndoas), e também senti algo um pouco 'picante', tipo uma incomodada no nariz. O sabor é complexo, lembrando um torrado leve com algo doce, com um amargor leve. O retrogosto é amargo leve, não tão marcante mas persistente. A drinkability é boa, pela complexidade de sabores, mas não me apeteceu tanto, acredito que por conta do torrado. A chimay brunne no total é bem gostosa, mas fica muito atrás da Chimay Bleue, azul, uma delícia e com uma explosão de sabores que eu nunca vi. 

A próxima cerveja, também escolhida pelo Felipe, veio após uma conversa nossa sobre a minha preferência por cervejas mais amargas. Ele contou a história das Indians Pale Ale (IPA) e que eu provavelmente iria gostar pois elas são bem carregadas no lúpulo, adicionado para que elas durassem mais e não estragassem durante as viagens entre a Inglaterra e a Índia, durante a colonização. Como o lúpulo tem função, também, de conservante, eles adicionaram mais lúpulo à cerveja e assim não chegavam estragadas, dando origem ao estilo. Foi escolhida uma Fuller's 1845, edição especial de 150 anos da cervejaria. O que mais me chamou a atenção no rótulo foi a logomarca da CAMRA, atestando que essa era uma Real Ale. 

Nome: Fuller's 1845
Cervejaria: Fuller's
Estilo: Old Ale
País: Inglaterra
Álcool: 6,3%
Copo: Pint
Temperatura ideal: 8-12 ºC

Que cor linda! Um vermelho claro meio turvo bem bonito mesmo, lembrando aquela cor de Ales. A espuma, que durou bem, é bem bonita e um pouco amarelada, combinando muito bem a com a cor da cerveja. A carbonatação é média para leve. O aroma já revela a grande beleza da cerveja. Dá pra sentir o amargor, que vai dando água na boca, bem acentuado do lúpulo. Também senti um 'quê' de doce. Sobre o sabor, "lupulada linda", foi o que eu pensei no primeiro gole. O amargor é muito gostoso, e também é bem balanceada com o malte. Ainda senti um pouco de doce, talvez do malte para balancear. O retrogosto é um amargo leve, mas do tipo bem gostoso. A drinkability foi boa. Surpresa agradável o estilo, que eu nunca tinha provado antes. Agora vou mais de IPAs!

Para finalizar a tarde, o Felipe pegou uma Brewdog, que ainda não estava para venda,  que foi deixada pelo representante para que o Empório provasse. E eu também tive o prazer de provar essa cerveja bem diferente, que a própria fabricante diz, ser feita para Punks!

Nome: BrewDog Hardore IPA
Cervejaria: BrewDog
Estilo: Imperial/Double IPA (ou explicit imperial ale como diz no rótulo)
País: Escócia
Álcool: 9.2%
Copo: Pint
Temperatura ideal: 5-7 ºC

A cor é um laranja meio apagado, não tão translúcido. A carbonatação eu achei meio fraca e a espuma pouco duradoura. O aroma é bem intrigante, sendo uma composição de amargo, um floral (acredito do próprio lúpulo), um pouco de malte e algo que eu não conseguia identificar, até que o AJ (proprietário do Empório) desvendou: Boldo! Tem realmente um cheiro daquele amargo do boldo. O sabor extrapola a minha cota de amargor e lúpulo. A "hiperlupulação" (na fabricação são usadas 6 variedades de lúpulo) deixa a cerveja com um amargor exagerado, que até incomoda um pouco. Um pouco difícil de ser bebida. Ainda dá pra perceber algo floral, remetendo ao aroma. O retrogosto é, quem diria, bem amargo, mas não é aquele amargor saboroso da 1845. Fica um pouco de amargo ruim de boldo na boca. A drinkability é baixa, mas ainda acho que vale a pena provar. Cerveja bem diferente mesmo.

Uma ótima tarde realmente para cervejas e conversas, que também contou com a presença dos feras Elias, Johny e Pietro. Agradeço o presente da degustação e da companhia ao Felipe e ao Empório SS. E também tenho que agradecer a disseminação do blog por aí, tanto pelo boca a boca como pelos RT e recomendações do próprio Empório SS! Valeu galera!

Boa cerveja!

5 comentários:

  1. caro colega, tive o prazer de tomar varias 1845 na terra da rainha e concordo plenamente com sua opiniao. Mas confesso q dentre as Fuller's Real Ales, minha preferencia ficou com a Lodon Pride. Ainda que famigerada e exageradamente aclamada pelos ingleses, ela é realmente saborosa. Ela nao eh das mais amargas, mas recomendo sua degustaçao, caso ainda nao a haja feito. Outra famigerada Fuller's q tive o prazer de tomar eh a Chiswick Bitter, que como o nome jah diz, eh mais amarga. Gostei bastante, mas o teor alcoolico nao me apeteceu...sabe como eh neh fera? hehehhehe grande abraço, diója

    ResponderExcluir
  2. Fala querido Diojinha.
    nunca tomei nenhuma outra Fuller's não. Mas gostei muito das indicações. Na próxima vez que for beber eu vou procura-las. Nada como um cara fino e inteligente para bebe-las direto da fonte. haha
    abração cara

    ResponderExcluir
  3. Mais uma descrição muito boa sobre as degustações que você faz. Quanto às IPA's é só uma questão de costume. O problema é que você fica querendo sempre mais lúpulo! Concordo com o Diója, a london pride é uma delícia, é o meu número de cerveja.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Marquito!

    Blog novo na área... linkei o seu lá no site!

    E fiquei curioso para tomar a Brewdog... sei lá.. gosto de coisas mais diferentes!

    entra lá depois! http://farofagourmet.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. já vou linkar o teu aqui também. e bora marcar uma degustação e harmonização depois ;D

    ResponderExcluir