quarta-feira, 20 de julho de 2011

Onde comprar e Apps

Bom, para tomar cerveja é preciso comprar cerveja, correto? 
Pois é. E esse é um dos principais problemas em querer beber cervejas diferenciadas. Não exatamente pelo local onde se vá encontrar, pois cada dia mais existem mais e mais lugares para se comprar. O grande e mortal problema é o alto preço que a gente paga por cada cerveja dessa. Claro que existem poucas exceções, mas normalmente acaba-se pagando mais de 10 reais por cerveja, no mínimo. Um absurdo, mas não existe muito o que fazer se se quer beber melhor (sem discriminar muito nossas cervejas do dia a dia).

Em casas de cerveja existem muitos e muitos rótulos, que normalmente são meio caros mesmo. As vezes achamos uma promoção, mas essas são mais raras. Entre elas eu conheço algumas e vou listar aqui:

- La Biere. Fica na QI 19 do lago sul, meio escondida. O dono é amigo antigo do Bocão e muito gente boa. Preços não muito caros das cervejas, com 100 rótulos e a maioria gelada para consumo em uma das mesinhas que lá tem. É aonde esperamos fazer nossos encontros mensais para apreciar. (Eu, Bocão, Gordo e Brito e mais quem quiser.)
Beer Selection. Fica no hotel Brasil 21. Conheci hoje, mas foi de lá que vieram meus primeiros presentes da namorada. Achei o espaço pequeno, com uma mesa só e o balcão para se beber. O preço não é dos mais caros (a Deus lá com duas taças custa 240,00 e só a cerveja no Mr. Beer custa 280,00), mas a variedade é bem grande e lá é especializado em cervejas belgas. O que me deixou mais de cara é a quantidade de copos diferentes vendendo. Achei bem legal. Tive que me conter bastante pra não comprar nada hehe
- Grote Mark. Fica na rua do Por do sol, 408/9 norte. Achei meio fraca para falar a verdade, mas tem cervejas meio aleatórias que eu não vi nos outros lugares. Vi mais de outros lugares que belgas em si.

- Mr. Beer. Não sei bem ao certo em que shoppings tem mas eu já vi no Conjunto Nacional e no Brasilia. Variedade de cervejas é boa com várias geladas, mas achei o lugar bem caro. Dá pra usar bem se vc passeia com sua mãe no shopping e pede pra ela comprar uma pra vc.
- Brauhaus. Fica na 303 sul, na comercial. Ele já existia a uns anos atrás, acredito bem quando começou essa nova vibe em Brasília de cerveja, mas aí acabou do nada e de lá surgiu o Sociedade Futeboleira do Brasil (acho que é do mesmo dono que sabe ganhar muito dinheiro mudando o bar pra ganhar dinheiro de acordo com a vibe do momento). É muito mais um bar que um lugar pra comprar cerveja. Bem caro por sinal e a variedade nem é das maiores não, embora o lugar seja bem bonito.
- Godofredo. Fica na rua do PDS também, no bloco de cima. Só fui uma vez, mas pelo que me lembro a variedade é boa (bebi uma Edelweiss lá quando fui) e o lugar é bem legal. O preço não lembro bem.

Achei até que iam ser menos lugares pra beber haha, mas eu tenho certeza que eu conheço poucos. Eu sabia que no Scotch House tinha cerveja, mas eu acho que lá fechou. O bom é que cada dia mais os restaurantes tem tido mais cerveja para oferecer, claro que achar uma belga trapista não vai ser possível, mas uma Backer como eu bebi no 348 já rola tranquilo.

Outra coisa ótima é que nos Supermercados tem cada vez mais rótulos diferentes! Comprei outro dia no Pão de Açúcar (o que mais tem cervejas por sinal) a Hoegaarden, Czechvar, 8.6, Edelweiss e nenhuma por mais de 15 conto! (A czechavar sai por 30 conto no mr beer e comprei por 10). Também tinha a Guinness, LaTrapell (que é um pouco mais cara - uns 40 conto), e várias outras. Fica a dica da alegria. Na super adega tem umas iradas também, mas um pouco mais caras. Vale a pena garimpar pelos supermercados, sempre tem mais baratas. Sempre que eu achar promoções postarei aqui.

Achei que o post ia ficar pequeno e ia ficar de boa pra falar sobre Apps que eu peguei na Appstore e pelo JB, mas ficou grande e fazer oq? hahaha. No mais vou indicar os mais legais:

BeerPad. Irado. É simplesmente um caderno para vc anotar a sua análise da cerveja que acabou de beber, como eu e o gordo fazíamos no bloco de notas. Só que ele é todo setorizado, com lugar pra anotar o aroma, a cor, o preço, onde comprou e muita coisa mais. Legal que fica bem organizado. (Pelo Jail Break)
Craft Beer. Legal pra quem mora nos US porque tem todas as cervejas de lá. Aí separa as cervejas por região, pela harmonização, pela cor, pela estação. Bom pra eles. haha (JB)
Good Beer Guide Legal pra quem mora na Inglaterra. hahaha tem todos os pubs aonde se vendem as verdades Ales, e o guia é da CAMRA, um esquema que rola lá que atesta aonde é feita a verdadeira Ale. (JB)
Beer Brands. Massa. Tem um milhão de rótulos diferentes, mas acho que tem vários repetidos. Aí fala um pouco sobre cada cerveja e com o que ela harmoniza, na opinião de quem publicou. Legal que fala a temperatura que ela tem que ser servida. (acho que Appstore)
iLoveBeer. Irado e ainda mais porque foi feito pela ABinBev. aí sím né. o único porém é que só tem as cervejas dela. De qualquer forma é um aplicativo bem completo porque vc escolhe a cerveja e ela mostra a hamornização, ensina como servir cada cerveja, como degustar e ainda fala sobre um pouco de cada cerveja. (Appstore)
BJPCStyles. Muito fera também. Bem simples, mostra todos os tipos de cerveja que a BJPC reconhece, ela que é a maior entidade classificadora de cerveja, não a única nem a mais certa, mas a maior. Aí explica cada estilo. Bem legal mesmo. (Appstore)
Guia do Cervejeiro. App brasileiro, dá um start nos conhecimentos sobre cerveja. Não fala muito, mas é bem legal pra quem quer iniciar no meio. Não fala nada sobre cada cerveja, mas um pouco sobre história, curiosidades, tipos, e outras coisas (Appstore)

Aí sim um post grande hahaha não esperava que ficasse tão grande mas vamos nessa. Acho que a partir de amanha começo a colocar algumas degustações. Depois coloco uma enquete sobre o nome do blog, to achando que vou mudar.
Boa cerveja (tenho que arranjar um final melhor hahaha)

3 comentários:

  1. Aí sim! Post irado e cheio de boas informações pra quem curte cerveja! Parabéns pela iniciativa fera! Muito sucesso para sua nova empreitada!

    ResponderExcluir
  2. Legal esse post. Outro lugar em Brasília onde existem vários rótulos de cerveja à venda é no "Agrippina Bistrô", que fica na 102 norte. Me lembro que tem vááárias cervejas lá, inclusive várias brasileiras de pequenos produtores. Não sei como é o preço lá, mas o ambiente é bem legal. Fica a dica!=D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Valeu ae feras pelos comentários e por tudo :D

    Eliete, eu já fiquei sabendo desse Agrippina aí e também de um outro, Empório SS na 212 norte. Serão meus próximos destinos e assim que eu for eu comento sobre eles. :)

    ResponderExcluir