Hoje temos um post um pouco mais
“sério”. Agora não vou falar exatamente sobre cerveja, mas sobre o crescimento
desse segmento no Brasil e o quanto ainda tem para crescer.
Dados recentes mostram que, desde
2008, o mercado de cervejas artesanais e importadas (cervejas especiais,
premium ou #cervejadeverdade) cresceu 79%, enquanto o das megacervejarias não cresceu nem 10% (embora a fatia das cervejas especiais no mercado ainda fique
por volta dos 5%). Isso pode ser facilmente visto de várias formas diferentes.
É muito fácil agora achar em quase qualquer supermercado uma seção muito mais
elaborada com cervejas importadas, encartes de supermercados, vários
restaurantes com uma carta de cervejas mais diversa, reportagens em diversos
meios de comunicação, várias lojas especializadas em cervejas especiais e com mais pessoas envolvidas, como eu e o querido The Monasterion. Cada vez mais vemos mais
pessoas que se interessam ou simplesmente tem curiosidade em conhecer esse novo mundo.
O meu interesse já vem de longa
data, acredito que desde 2007, mas pela falta de opção de cervejas e pelo altíssimo
preço (que hoje em dia continua alto, mas deu uma relativa abaixada porque,
graças a Deus, meu salário entra todo mês haha) eu deixei um pouco de lado. Eu
lembro que, fora o Brauhaus (único lugar que eu conhecia e que era o olho da
cara), só vinham raramente para supermercados algumas Guinness, Leffes e, que
tinha acabado de chegar a Brasília, a linha “premium” das cervas comuns: como a
Antartica Original (que ainda era difícil de achar), Kaiser Gold, Bavaria
Premium e até as Bohemias, com especial relevância para a Confraria que até
hoje me deixa muito feliz quando, raramente, a encontro. Se pararmos para
pensar, foi nessa época que o mundo cervejeiro artesanal começou a deslanchar
dentro do Brasil. Se considerarmos as microcervejarias grandes do Brasil
(Colorado, Baden Baden, Falke Bier, Bamberg...), a maioria começou a partir de
2004, mas a sua distribuição só ficou realmente maior nos últimos anos. Com
tudo isso, o movimento da beer evangelização
brasileiro vem crescendo! A procura por cervejas diferentes daquelas “impostas”
pela mídia é cada vez maior. E vale ressaltar também, a grande qualidade das nossas microcervejarias, com inúmeros prêmios conquistados pelo mundo.
Além do setor das micro, outros
que crescem bastante hoje são os das Nanocervejarias (embriões das micro e
normalmente com venda restrita à cidade de origem, mais voltada pra comunidade)
e o homebrewing, que é quando você se
torna mestre cervejeiro e faz cerveja no seu quintal, com uma panela mesmo, ou
em equipamentos melhores, como o amigo Rodrigo Baquero faz há 6 anos. O volume
de produção das nano ficam por volta de 500L por mês, o que encarece, claro, o
produto final.
Ah, o preço. Eis o maior vilão
hoje em dia das cervejas (juntamente com as restrições do Ministério da
Agricultura – MAPA). Atualmente, o grande problema das cervejarias brasileiras
é que elas não são enquadradas como SIMPLES pelo sistema fiscal, então a carga
tributária em cima das micros é a mesma das megas, e como o volume de produção
das megas é muito maior, ocorre uma diluição bem maior do imposto e as cervejas
são mais baratas (as cervejas das micros chegam a ter 60% de imposto direto em cima do preço). Há alguns meses, no twitter, rolou uma manifestação até
grande, chegando a ser TTBr, sobre a votação das micro como simples. Acabou que
não deu certo, mas pelo menos tem um Deputado, cujo nome eu não vou lembrar
agora, que é partidário das micro e prometeu que vai lutar pelos direitos! O
preço das importadas é realmente mais salgado mesmo, mas aí eu nem sei nada
sobre haha. O esquema é garimpar em supermercados, lojas especializadas como o
Empório SS, Agrippina Bistro, Mr. Beer, Beer Selection..., e também na
internet! Existem inúmeros sites com inúmeros preços e inúmeros fretes, mas
isso fica pra um post futuro.
Falando em lojas especializadas,
achei no site do Pequenas Empresas,
Grandes Negócios, uma reportagem sobre o Mr. Beer. Começou lá em São Paulo
e hoje em dia já são 17 em dois anos de atuação. Aqui em Brasília tem 4, eu
acho: no Brasília Shopping, no Iguatemi, no Conjunto e no Park Shopping. O
esquema é bem esperto, vender cerveja no meio do shopping para aqueles que
estão cansados de andar atrás da patroa e param para uma cervejinha. O preço
acaba não sendo dos mais baratos, acredito que pela taxa do próprio shopping.
Aqui vai a tabela com o preço da franquia, para quem quiser saber sobre esse
esquema.
Tipo de negócio:
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Bebidas
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Data de fundação da empresa:
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2009
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Investimento inicial:
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De R$ 90 mil a R$ 200 mil
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Taxa de Franquia:
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R$ 20 mil
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Royalties:
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10% do valor da compra
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Capital de giro:
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R$10 mil
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Taxa de publicidade:
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2% do faturamento bruto
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Faturamento médio mensal:
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De R$30 mil a R$50 mil
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Lucro líquido:
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12% do faturamento
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Prazo médio de retorno do investimento:
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18 a 24 meses
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Prazo de contrato:
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Cinco anos
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Regiões de interesse:
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Brasília, Minas Gerais, interior de São Paulo,
Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná
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Área mínima da unidade:
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6 metros quadrados
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Funcionários:
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3 funcionários e o proprietário
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Apoio ao franqueado:
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Treinamento
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E-mail:
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Site:
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Telefone:
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(11) 5041-4050
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Indo no mesmo embalo, vi que no
Rio de Janeiro, a cervejaria Devassa quer fazer um esquema no estilo do Chopp
Brahma, com um ponto de venda de cerveja e comida rápida. Aqui também sobre a
franquia:
Investimento inicial
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R$ 120 mil, em média (fora o ponto)
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Taxa de franquia
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R$ 45 mil
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Resultado operacional
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média de 10%
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Taxa de publicidade
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1% sobre faturamento bruto mensal
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Royalties
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5% sobre faturamento bruto mensal
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Área mínima
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9m2
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Número de funcionários por loja
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não informado
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Faturamento bruto mensal
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R$ 80 mil
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Prazo médio de retorno
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a partir de 24 meses
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Site
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Tentei
me embasar em algumas reportagens e na leitura de alguns livros (sites como hominilupulo.com.br, revistapegn.globo.com e outros). O setor e o mercado
das cervejas artesanais, ou simplesmente #cervejasdeverdade, está cada vez
maior e nós temos que aproveitar esse embalo! Brasília está ainda mais nova
nesse segmento, mas mostrando uma ascensão ótima. Assim, cabe a nós valorizar o
mercado e divulgar cada vez mais! Como diz o lema, BEBA MENOS E BEBA MELHOR! E
vamos nessa, que tem cerveja boa demais no mundo e no Brasil esperando pra ser
degustada!
Para terminar, um convite mais
que irado pra o dia 20, próxima quinta. Ocorrerá um evento, no Iate, de Palestra + degustação com o escritor da minha bíblia Larousse da Cerveja e
degustação de Erdinger, HofBräu e Chimay! Pela bagatela de 70 reais! É caro
mesmo haha Os ingressos estarão disponíveis no Empório SS!
Descobri, por um amigo, que vai ter também um Special Beer Day no sábado dia 22, no Iate, mas com um esquema mais em conta:
Special Beer Day - 22/10 - 20h - Antiga Sede - 25 sócio e 35 não-sócio - A degustação será acompanhada pela palestra de um "beer sommelier" especializado nos produtos que estarão sendo consumidos. A degustação de cervejas será acompanhada de salsichas alemãs, saladas de batatas, queijos e frios. - ingressos limitados - venda na tesouraria - CERVEJAS: Hofbrau Original tipo Lager; Erdinger Tradicional tipo Weissbier; Erdinger Pikantus tipo Weissbock; La Trappe Tripel tipo Ale Trapista.
Fica a dica de aproveitar os dois e beber bastante!
Boa cerveja para todos!
editora-chefe
ResponderExcluirEEEEI TO TE SEGUINDO!
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