sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Crescimento das Cervejas Especiais no Brasil e convite Beer Special Day


Hoje temos um post um pouco mais “sério”. Agora não vou falar exatamente sobre cerveja, mas sobre o crescimento desse segmento no Brasil e o quanto ainda tem para crescer.

Dados recentes mostram que, desde 2008, o mercado de cervejas artesanais e importadas (cervejas especiais, premium ou #cervejadeverdade) cresceu 79%, enquanto o das megacervejarias não cresceu nem 10% (embora a fatia das cervejas especiais no mercado ainda fique por volta dos 5%). Isso pode ser facilmente visto de várias formas diferentes. É muito fácil agora achar em quase qualquer supermercado uma seção muito mais elaborada com cervejas importadas, encartes de supermercados, vários restaurantes com uma carta de cervejas mais diversa, reportagens em diversos meios de comunicação, várias lojas especializadas em cervejas especiais e com mais pessoas envolvidas, como eu e o querido The Monasterion. Cada vez mais vemos  mais pessoas que se interessam ou simplesmente tem curiosidade em conhecer esse novo mundo.

O meu interesse já vem de longa data, acredito que desde 2007, mas pela falta de opção de cervejas e pelo altíssimo preço (que hoje em dia continua alto, mas deu uma relativa abaixada porque, graças a Deus, meu salário entra todo mês haha) eu deixei um pouco de lado. Eu lembro que, fora o Brauhaus (único lugar que eu conhecia e que era o olho da cara), só vinham raramente para supermercados algumas Guinness, Leffes e, que tinha acabado de chegar a Brasília, a linha “premium” das cervas comuns: como a Antartica Original (que ainda era difícil de achar), Kaiser Gold, Bavaria Premium e até as Bohemias, com especial relevância para a Confraria que até hoje me deixa muito feliz quando, raramente, a encontro. Se pararmos para pensar, foi nessa época que o mundo cervejeiro artesanal começou a deslanchar dentro do Brasil. Se considerarmos as microcervejarias grandes do Brasil (Colorado, Baden Baden, Falke Bier, Bamberg...), a maioria começou a partir de 2004, mas a sua distribuição só ficou realmente maior nos últimos anos. Com tudo isso, o movimento da beer evangelização brasileiro vem crescendo! A procura por cervejas diferentes daquelas “impostas” pela mídia é cada vez maior. E vale ressaltar também, a grande qualidade das nossas microcervejarias, com inúmeros prêmios conquistados pelo mundo.

Além do setor das micro, outros que crescem bastante hoje são os das Nanocervejarias (embriões das micro e normalmente com venda restrita à cidade de origem, mais voltada pra comunidade) e o homebrewing, que é quando você se torna mestre cervejeiro e faz cerveja no seu quintal, com uma panela mesmo, ou em equipamentos melhores, como o amigo Rodrigo Baquero faz há 6 anos. O volume de produção das nano ficam por volta de 500L por mês, o que encarece, claro, o produto final.

Ah, o preço. Eis o maior vilão hoje em dia das cervejas (juntamente com as restrições do Ministério da Agricultura – MAPA). Atualmente, o grande problema das cervejarias brasileiras é que elas não são enquadradas como SIMPLES pelo sistema fiscal, então a carga tributária em cima das micros é a mesma das megas, e como o volume de produção das megas é muito maior, ocorre uma diluição bem maior do imposto e as cervejas são mais baratas (as cervejas das micros chegam a ter 60% de imposto direto em cima do preço). Há alguns meses, no twitter, rolou uma manifestação até grande, chegando a ser TTBr, sobre a votação das micro como simples. Acabou que não deu certo, mas pelo menos tem um Deputado, cujo nome eu não vou lembrar agora, que é partidário das micro e prometeu que vai lutar pelos direitos! O preço das importadas é realmente mais salgado mesmo, mas aí eu nem sei nada sobre haha. O esquema é garimpar em supermercados, lojas especializadas como o Empório SS, Agrippina Bistro, Mr. Beer, Beer Selection..., e também na internet! Existem inúmeros sites com inúmeros preços e inúmeros fretes, mas isso fica pra um post futuro.

Falando em lojas especializadas, achei no site do Pequenas Empresas, Grandes Negócios, uma reportagem sobre o Mr. Beer. Começou lá em São Paulo e hoje em dia já são 17 em dois anos de atuação. Aqui em Brasília tem 4, eu acho: no Brasília Shopping, no Iguatemi, no Conjunto e no Park Shopping. O esquema é bem esperto, vender cerveja no meio do shopping para aqueles que estão cansados de andar atrás da patroa e param para uma cervejinha. O preço acaba não sendo dos mais baratos, acredito que pela taxa do próprio shopping. Aqui vai a tabela com o preço da franquia, para quem quiser saber sobre esse esquema.

Tipo de negócio:
Bebidas
Data de fundação da empresa:
2009
Investimento inicial:
De R$ 90 mil a R$ 200 mil
Taxa de Franquia:
R$ 20 mil
Royalties:
10% do valor da compra
Capital de giro:
R$10 mil
Taxa de publicidade:
2% do faturamento bruto
Faturamento médio mensal:
De R$30 mil a R$50 mil
Lucro líquido:
12% do faturamento
Prazo médio de retorno do investimento:
18 a 24 meses
Prazo de contrato:
Cinco anos
Regiões de interesse:
Brasília, Minas Gerais, interior de São Paulo, Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná
Área mínima da unidade:
6 metros quadrados
Funcionários:
3 funcionários e o proprietário
Apoio ao franqueado:
Treinamento
E-mail:
Site:
Telefone:
(11) 5041-4050

Indo no mesmo embalo, vi que no Rio de Janeiro, a cervejaria Devassa quer fazer um esquema no estilo do Chopp Brahma, com um ponto de venda de cerveja e comida rápida. Aqui também sobre a franquia:

Investimento inicial
R$ 120 mil, em média (fora o ponto)
Taxa de franquia
R$ 45 mil
Resultado operacional
média de 10%
Taxa de publicidade
1% sobre faturamento bruto mensal
Royalties
5% sobre faturamento bruto mensal
Área mínima
9m2
Número de funcionários por loja
não informado
Faturamento bruto mensal
R$ 80 mil
Prazo médio de retorno
a partir de 24 meses
Site


Tentei me embasar em algumas reportagens e na leitura de alguns livros (sites como hominilupulo.com.br, revistapegn.globo.com e outros). O setor e o mercado das cervejas artesanais, ou simplesmente #cervejasdeverdade, está cada vez maior e nós temos que aproveitar esse embalo! Brasília está ainda mais nova nesse segmento, mas mostrando uma ascensão ótima. Assim, cabe a nós valorizar o mercado e divulgar cada vez mais! Como diz o lema, BEBA MENOS E BEBA MELHOR! E vamos nessa, que tem cerveja boa demais no mundo e no Brasil esperando pra ser degustada!


Para terminar, um convite mais que irado pra o dia 20, próxima quinta. Ocorrerá um evento, no Iate, de Palestra + degustação com o escritor da minha bíblia Larousse da Cerveja e degustação de Erdinger, HofBräu e Chimay! Pela bagatela de 70 reais! É caro mesmo haha Os ingressos estarão disponíveis no Empório SS!



Descobri, por um amigo, que vai ter também um Special Beer Day no sábado dia 22, no Iate, mas com um esquema mais em conta: 

Special Beer Day - 22/10 - 20h - Antiga Sede - 25 sócio e 35 não-sócio - A degustação será acompanhada pela palestra de um "beer sommelier" especializado nos produtos que estarão sendo consumidos. A degustação de cervejas será acompanhada de salsichas alemãs, saladas de batatas, queijos e frios. - ingressos limitados - venda na tesouraria - CERVEJAS: Hofbrau Original tipo Lager; Erdinger Tradicional tipo Weissbier; Erdinger Pikantus tipo Weissbock; La Trappe Tripel tipo Ale Trapista. 

Fica a dica de aproveitar os dois e beber bastante!



Boa cerveja para todos!

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